Portfólio

Monday, October 24, 2011

Muito cedo na minha vida foi tarde demais.

"Muito cedo na minha vida foi tarde demais. Aos dezoito anos era já tarde demais. Entre os dezoito e os vinte e cinco anos o meu rosto partiu numa direção imprevista. Aos dezoito anos envelheci. Não sei se é assim com toda a gente, nunca perguntei. Parece-me ter ouvido falar dessa aceleração do tempo que nos fere por vezes quando atravessamos as idades mais jovens, mais celebradas da vida. Este envelhecimento foi brutal. Vi-o apoderar-se dos meus traços um a um, alterar a relação que havia entre eles, tornar os olhos maiores, o olhar mais triste, a boca mais definitiva, marcar a fronte de fendas profundas. Em vez de me assustar, vi operar-se este envelhecimento do meu rosto com o interesse que teria, por exemplo, pelo desenrolar de uma leitura. Sabia também que não me enganava, que um dia ele abrandaria e retomaria o seu curso normal. As pessoas que me tinham conhecido aos dezessete anos aquando da minha viagem a França ficaram impressionadas quando me voltaram a ver, dois anos depois, aos dezenove anos. Conservei esse novo rosto. Foi o meu rosto. Envelheceu ainda, evidentemente, mas relativamente menos do que deveria. Tenho um rosto lacerado de rugas secas e profundas, a pele quebrada. Não amoleceu como certos rostos de traços finos, conservou os mesmos contornos mas a sua matéria está destruída. Tenho um rosto destruído."

Trecho Marguerite Duras, O Amante.

6 comments:

(Diversa)mente said...

Chuta a pedra e segue em frente com suas feridas. Pois, você já aprendeu que elas fecham, param de doer e te ensinam muito mais do que as flores sem espinhos.
Isso também passa. E vai continuar passando...

Renata Eloah said...

Sim, isso já foi.

Ai, já é outra coisa. O envelhecimento e as marcas vem de um outro processo, aos dezoito vivi mesmo muita coisa, para começar, saí de casa. E por ai vai.

(I)Ludi(ndo) said...

Os dezoito anos marcam a fase da mudança.
Muito mais do que os 15 ou os 12 em que estamos absolutamente sob a tutela de nossos amados pais.
Trauma mesmo é não viver mudanças nessa idade...

(Diversa)mente said...

Trauma mesmo é não viver

(I)Ludi(ndo) said...

Trauma mesmo é não ter amigas doidas p ficar filosofando no seu blog!

(Diversa)mente said...

Concordo muito e to com saudade de vocês...ai como tô sentimental! hahaha